top of page
Buscar

Brahman

Parece que parece mal falar de Deus no Yoga!!! Chega a ser tabu! Quando o próprio Yoga nos leva a conhecer esse caminho para Deus, para essa Realização do Ser. Yoga significa união, deriva da palavra yuj em sânscrito, que significa juntar. Juntar todos os nossos corpos na mais perfeita harmonia e purificação para a Realização do Absoluto em nós. A etimologia da palavra religião, significa religar. Yoga significa igualmente religar, ainda que Yoga não seja uma religião, podemos aprofundar o sentido da filosofia à religião que temos. Entenderemos com mais clareza e profundidade os ensinamentos que nela se dispõem.


Desenganem-se aqueles que praticam Yoga como culto ao corpo, num certo elitismo yoguico, a alimentar ainda mais o seu ego, quando ele apenas é, tão e somente um caminho e culto de alma, onde nada está dissociado - corpo, alma, espírito! Apenas fazemos uso, é deste veículo (corpo), a purificar a mente, quando se trata de praticar asanas e pranayamas (hatha yoga - raja yoga). Muito redutor na verdade para se poder alcançar o conhecimento do Ser. Lamento a quem me procura para fazer posturas arrojadas, e quem quer criar o seu lifestyle em volta do que quer mostrar aos outros. A questão aqui é mais profunda e para dentro de si mesmo. Não trato de superficialidades. Sou direta e frontal naquilo que é para trabalhar - o ego! É de transcendência que se trata. Evolução. Crescimento. Autoconhecimento.


Yoga é um caminho. É o modo como respondemos à vida, onde de tantas formas e feitios podemos tomar decisões e escolhas, sempre com base na consciência do que sou, observação de quem sou, agindo onde estou.


E sim, Deus é essa força anímica permanente, essa inteligência cósmica que gere e orienta este nosso caminho, com um só e único fim, cumprir o nosso propósito e missão. Não é disso que se trata? É de felicidade que Yoga nos ensina. Buscar a felicidade. E ela só é alcançada por meio da Realização do Ser em detrimento do conhecimento de Deus em nós! Mantém o foco e a intenção na meta.


Chamem o que quiserem. Sem dogmas. É Deus, Brahman, Absoluto, Sem Nome, Sem Forma, é Amor, Paz... é Atman em nós!



30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page