top of page
Buscar

Sarvangasana | Yoga e o Sistema Endócrino

"As glândulas endócrinas segregam hormonas na corrente sanguínea, alcançando todas as células do nosso corpo, o qual iniciam e regulam muitas das funções corporais. O Yoga, vem desse modo ajudar a manter o nosso sistema corporal em boa forma." Yoga além de ser uma Filosofia é Ciência!


"A principal glândula endócrina é a glândula pituitária do cérebro. Outras glândulas são a glândula pineal no cérebro, que produz melatonina para controlar o ciclo sono-vigília, e a tiróide no pescoço, que liberta hormonas que regulam o crescimento e o metabolismo. Atrás dessa glândula está a paratiroide, que promove a absorção de cálcio. O timo, na parte superior do peito, regula a imunidade. As supra-renais, acima de cada rim, controlam o equilíbrio de fluidos, a distribuição de gordura e as hormonas do stresse. O pâncreas (um órgão), regula os níveis de açúcar no sangue, e os ovários e testículos libertam hormonas sexuais."


A prática de asanas vem assim contribuir ao equilíbrio do nosso cérebro. Sarvangasana - a postura dos ombros - proporciona maior circulação cerebral recebendo sangue adicional, alimentando-o com oxigénio e nutrientes, melhorando o funcionamento de todo o sistema endócrino.


Esta é uma das posturas que "religiosamente" praticamos nas nossas aulas. Vejo comumente alguns alunos dizerem "eu não consigo"... pois, mas o mantra não é esse: é OM óbvio que defino e avalio as capacidades de cada corpo, mas aula após aula vamos evoluindo, e a determinada altura cada um se torna mais autónomo, transcendendo não só o seu corpo, mas essencialmente a sua mente. Através da nossa mente podemos transpor todo e qualquer obstáculo! Depois agradecem por ter "insistido e persistido". Os resultados são visíveis. Os benefícios são integrados. E a cada aula vejo um aluno diferente a cada semana, com um esboço sorridente, um alento no olhar e uma vitalidade notória, de corpo e alma!

Dizia Swami Sivananda: Pratica Pratica Pratica

Sofia


Foto | @tradi.pt


35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

תגובות


bottom of page